PORTAL: NOTÍCIAS RELIGIOSAS, ACADÊMICAS E EDUCATIVO-CULTURAIS

EVANGELIC DOORWAY - NEWS

O Pastor Dr. Moysés Barbosa sempre foi homem de imprensa, produzindo noticiários, geral e evangélico, e assim colaborando com inúmeros jornais, entre os quais O Jornal Batista, numa trajetória que já completou 40 anos e o fez merecedor do diploma de MÉRITO JORNALÍSTICO expedido pela Cruzada Mundial de Literatura, organização internacional. Quando completou 20 anos de atuação na imprensa, em 1988, foi distinguido com Diploma-Homenagem da Prefeitura Municipal acompanhado de medalha do Lions. Em 2008, por sua reconhecida atuação na imprensa regional, incentivando e divulgando as práticas esportivas, foi condecorado pelo programa de TV Esporte em Dimensão Total, com a medalha Jubileu de Ouro da 1ª Vitória da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo.

INGLÊS / ENGLISH (correspondence literal of words, face to the difficulty of establishment of textual sense, before the differences of a country other)

The Pr. Dr. Moyses Barbosa was always a journalist, producing matters, generally and evangelic, collaborating with countless newspapers, including The Baptist Journal, with trajectory that already completed 40 years and the deserving received Certificate of JOURNALISTIC MERIT, dispatched by the WORLD CRUSADE OF LITERATURE, international organization. When it completed 20 years in the press, in 1988, it received Certificate of Honor to the Merit of the Municipal Town hall accompanied by the Medal Lions Club. In 2008, for his recognized acting in the regional press, stimulating and spreading the sporting practices, his Ministerial Equip was decorated by the Program of TV “Sport in Total Dimension” with the Medal Golden Jubilee of the first victory of the Brazilian Selection of Football in the Top of the World.

Assim, com espírito jornalístico, sua Equipe Ministerial disponibiliza este espaço, para divulgação dos seus notíciarios e, principalmente os fatos da Comunidade Evangélica, bastando tão-somente que nos cheguem em tempo hábil, escritas também em inglês (duas semanas antes) por quaisquer meios, e sejam compatíveis com os objetivos desta página. Será um prazer para nós a divulgação de suas programações e notícias. Muitas matérias são inseridas aqui um bom tempo depois do fato ocorrido, mas são na maioria delas a pedido de visitantes da página, e publicamos por entender tratar-se de oportunos registros históricos. Matérias não-inéditas ficam no ar por cinco dias, salvo se forem consideradas registros históricos ou se forem inéditas, que têm permanência indeterminada, a critério da presidência do Ministério. Que Deus a todos abençoe, rica e poderosamente, é nossa oração.

So, with journalistic spirit, this space, for spread of is news sections and, principally, the facts of the Evangelic Community, when it are enough only what bring us near, in reasonable time, also written in English (two weeks before) for any ways, and they are compatible with the objectives of page. It will be a pleasure for us the spead of his planning and news. Most subjects are included here a long time after the fact, but most of them are in the order of page visitors, and printed to understand that this is timely historical records. Non-unpublished materials are in the air for five days, unless they are considered historical records or if unpublished, that have an indefinite stay at the discretion of the Ministry of the Presidency. Which God all blesses, rich and powerfully, it is our prayer.

NÃO FAÇA DE SEU VEÍCULO UMA ARMA!
DO NOT MAKE YOUR VEHICLE A GUN!

A VÍTIMA PODE SER VOCÊ!
THE VICTIM MAY BE YOU!

ÍNDICE: FINAL DA PÁGINA
INDEX: BOTTOM OF THE PAGE

 

BISPO CIRO OTAVIO BORJA PINTO COMPLETANDO DEZ ANOS DE EPISCOPADO

 

 

Pastor Dr. Moysés Barbosa (de casula azul) participou no dia 07 de janeiro de 2014, na Igreja Batista da Floresta (templo situado na Rua Ponte Nova, em Belo Horizonte – MG) da grande solenidade de ordenação a Bispo do Pastor Dr. Ciro Otavio Borja Pinto, titular desta Igreja, que está entre as maiores e mais atuantes da capital mineira e, também, do Estado. Presidiu o Conselho ordenatório o Bispo Átila Brandão, de Salvador (BA). O Bispo ordenado foi aluno do Pastor Dr. Moysés Barbosa, que era o Magnífico Reitor do Seminário Teológico Evangélico Centro-Fluminense. Ele fez questão que seu ex-professor e diretor estivesse neste culto especial, e Pastor Dr. Moysés, mesmo com algumas dificuldades de saúde, lá esteve, não apenas prazerosamente, mas também com elevada honra, pois Pastor Dr. Ciro fazia questão de sua presença, e disponibilizava todas as facilidades para que não deixasse de ir (passagem aérea, ida e volta; traslados lá para a Igreja, hotel e outros que se fizessem necessários) mas Pastor Dr. Moysés liberou a Igreja destas despesas e seguiu de carro, tendo na direção seu irmão Dr. Isac, eis que teria que voltar no mesmo dia face à enfermidade de um dos seus filhos. Foi recebido lá principescamente, participou do Conselho de Ordenação, ocupou lugar na plataforma, ao lado do Pastor Dr. Ciro e esposa dele Pastora Karine, e lhe foi franqueada a cátedra, momento em que fez palavra para o novel Bispo, seu ex-aluno (o qual condecorou e entregou titulações eclesiástico-ministeriais) e palavra para a Igreja, cumprimentando os irmãos calorosamente e manifestando sua alegria e honra em estar ali, participando desta ordenação que reuniu muitos obreiros e mais de vinte Bispos de vários pontos do país. Esta solenidade foi prestigiada pelas mais altas autoridades do Estado, parlamentares de todas as esferas, corpos eclesiástico-ministeriais, diplomáticos, militares, do Poder Judiciário e personalidades do empresariado e setores outros. Igreja muito grande, na época com cerca de 5.000 membros,  mais de  30 Pastores auxiliares, mantenedora de Seminário, rede de comunicação, obra social e tantos outros órgãos relacionados com as intensas atividades da Igreja. Antes do Pastor Dr. Ciro, a Igreja era pastoreada por seu pai, Pastor Glycon Terra Pinto (de saudosa memória, faleceu em 08/05/11), o qual Pastor Dr. Moysés distinguira com o título de Doutor em Divindade em época passada. Esta solenidade foi qualificada de “maior acontecimento eclesiástico-ministerial em Belo Horizonte no início do ano de 2014.”  Em 07/01/2024 vai transcorrer a primeira década desta ordenação episcopal: a data, sem dúvida algum, será festivamente comemorada, com agradecimentos ao Senhor, adoração e louvores. Esta Igreja foi fundada em 11 de abril de 1942. Seguem algumas imagens. (fotos do Pastor Moysés Barbosa).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ROCHEDO “PAI E FILHO” NA LOCALIDADE DE MONTE SERRAT (ESTE NOME TERIA SURGIDO NA ABERTURA DO CAMINHO NOVO OU DA UNIÃO & INDÚSTRIA?

O Rio Paraibuna, vem de Minas Gerais e entra no território fluminense pelo município de Comendador Levy Gasparian, após receber as águas do Rio Preto na localidade de Cotegipe, em Simão Pereira, ainda em Minas Gerais. Segue em direção a Três Rios, e deságua no Rio Paraíba do Sul. A bela imagem que ilustra esta matéria é de um rochedo com duas elevações ponteagudas, uma delas bem menor, que fica no distrito de Monte Serrat (Levy Gasparian), dentro do lago formado neste rio com a construção de uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica). Fica bem próximo da antiga Estrada União e Indústria (Petrópolis-Juiz de Fora), via que substituiu a antiga estrada de terra, já que foi construída com macadame (mistura de areia, breu e brita), sendo um dos principais – possivelmente o principal dos benefícios - já que eliminou de vez os lamaçais que eram um sofrimento na época das águas, tal como a poeirada durante as estiagens, tornando as viagens penosas para condutores, passageiros e animais das diligências. As imagens do Rio Paraibuna, em Comendador Levy Gasparian (RJ), encantam os visitantes e entusiasmam os fotógrafos. Este rochedo era mais imponente em épocas pretéritas, pois quando ainda não havia o lago, ficava quase todo à mostra.  Na atualidade é visto praticamente pela metade quando a represa está com sua capacidade máxima. É chamado de “Pai e Filho”. Pr. Dr. Moysés Barbosa na sua mocidade (há mais de meio Século) colaborava com os cultos que a PIB de Três Rios realizava em Afonso Arinos, na mesma região. Moradores mais antigos diziam que esta denominação foi dada por trabalhadores quando da construção da Estrada União & Indústria (1861). Mas outras pessoas falavam que a nomeação foi feita pelos desbravadores que abriram o Caminho Novo em tempos mais remotos (entre 1698 e 1707) (*) Pr. Dr. Moysés fica com a segunda hipótese. Mesmo que não haja qualquer relação, um Marco Histórico da Estrada Real foi assentado exatamente em frente ao Rochedo, às margens da estrada e nas cheias a água quase o alcança. Vamos ver se aparece alguma informação oficial sobre este rochedo, em algum mapa de cultura, estudos de tese acadêmica etc.

(*) A Estrada Real é um circuito com vários caminhos que foram , abertos ao tempo do Brasil Colônia, entre o litoral e as Minas Gerais, para escoar ouro e pedras preciosas, que eram embarcados para a Corôa Portuguesa, em Lisboa. (a foto foi feita pelo Pr. Dr. Moysés Barbosa em visita à localidade.

 

 

A MÃE DO DUQUE DE CAXIAS, DONA MARIANA, FOI BATIZADA NA IGREJA DE MONTE SERRAT

 

11/AGOSTO/2023: A localidade de Monte Serrat, que está na rota da Estrada Real, e conforme os registros históricos a região foi desbravada entre os Séculos XVII e XVIII, pertence na atualidade a Afonso Arinos (segundo Distrito de Comendador Levy Gasparian - RJ), e guarda importantes patrimônios  histórico-culturais: a Igreja lá existente (que se originou de pequena Capela), teve construção iniciada nos primeiros anos do Século XIX, e foi inaugurada em 1857, com solenidade que contou com a presença de Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II. Um fato histórico também importante (além da presença do Imperador) é que nela foi batizada Dona Mariana Cândida de Oliveira Bello, mãe de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que veio a ser o Patrono do Exército Brasileiro. Dona Mariana era casada com Francisco de Lima e Silva, Regente do Império. Vale registrar que a nomeação do Duque de Caxias como Patrono do Exército, ocorreu em 1962 por decreto federal, tendo sido escolhido o dia de seu nascimento, 25 de agosto, como Dia do Soldado. Caxias faleceu no Rio de Janeiro, no dia 07/05/1880. Perto deste templo está o prédio que abriga o Museu Rodoviário, como tal inaugurado em 23/06/1972, e Pr. Dr. Moysés esteve presente. (o prédio do Museu está em fase de restauração - 2023) e nele funcionava a oitava Estação de troca dos animais das diligências do trajeto Petrópolis-Juiz de Fora,  Estrada União & Indústria. Vale dizer que este prédio, das doze estações de mudas que existiam no trecho, é a única que restou de pé, pois as demais aos poucos foram se deteriorando e acabaram por desaparecer. A Igreja completa em 2023 166 anos. Pastor Moysés aprecia muito este local, de pura tranquilidade, e sempre o visita com seus familiares. Pastor Dr. Moysés aprecia divulgar textos que fazem alguma referência ao Exército Brasileiro, eis que o integrou e de há muito está na inatividade como graduado, tendo recebido da ABRAFARM o enobrecedor título de Oficial da Ordem do Mérito Farmacêutico Militar, ao lado de muitos outros literatos de nomeada.
(abaixo a comenda respectiva e a ampliação).

 

 

09/AGOSTO/2023: PASSANDO PELA REGIÃO DE RIO PRETO (MG) HÁ ALGUNS ANOS ATRÁS PASTOR MOYSÉS BARBOSA FEZ IMAGENS DE PARAPEÚNA

 

Quando passou pela região de  Rio Preto (MG), em 07 de setembro de 2015 (ainda não tinha estado por lá), Pr. Dr. Moysés Barbosa atravessou a ponte sobre o rio Preto, e fez algumas fotos na localidade de Parapeúna, Distrito de Valença (RJ), cidade na qual ele e esposa cursaram Direito, na Fundação Dom André Arcoverde, de 1981 a 1985 (inclusive), curso este presencial de cinco anos. Muito bonita a Catedral de Parapeúna, cujo portão foi aberto e a entrada franqueada ao Pr. Dr. Moysés para melhor visualizar e analisar os detalhes de sua arquitetura e, ainda,  escolher a posição mais propícia  para  fazer  melhores imagens. Parapeúna já contou com transporte ferroviário, que foi extinto como em muitos municípios do nosso país, infelizmente, na opinião deste Pastor, Professor, Escritor e Advogado. Pastor Moysés ficou sabendo que o nome da Praça é uma homenagem a um grande desportista do passado, Sr. Aladim, que foi um dos mais destacados desportistas lutando para criar uma agremiação esportiva na localidade, o que se deu em 02 de agosto de 1958, com o nome de Sport Clube Parapeúna. Sabe-se que ele era também um dos colaboradores e torcedor dos mais empenhados atuando no clube, que chegou a disputar campeonato na sede (Valença). Seguem imagens da Estação Ferroviária desativada, Praça do lugar, perto da boca da ponte, Monumento à Bíblia (e a ampliação da mensagem sacra nele contida, para melhor visualização), Rodoviária Roque Teixeira Bastos e Subprefeitura e a Catedral. Deste Distrito. Até a sede do município são 27 quilômetros e há transporte coletivo no trecho. As informações sobre esta Igreja foram obtidas na Diocese de Valença. Pois Dr. Moysés trabalhou lá a convite do  Reverendo Padre Pedro Higino Dias Diniz (de saudosa memória), que era o Administrador Apostólico da Diocese, eis que a mesma estava vacante. Segue a placa afixada na Praça.. Pastor Moysés ainda não conhece o Distrito de Pentagna, também pertencente à Valença, mas pretende ir lá, pois a Igreja do lugar data de 1859 e ele não pode deixar de fazer foto dela, pois é entusiasta de patrimônios histórico-culturais e referida Igreja é um destes, e de grande valor a enriquecer os seus arquivos mais que cinquentenários, e fará a divulgação para o público prazerosamente.

 

 

 

 

 

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE VASSOURAS COMPLETANDO 152 ANOS!

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vassouras foi fundada em 12 de maio de 1852, tendo à frente Pedro Correa e Castro, Barão do Tinguá (1786–1869). Pastor Dr. Moysés Barbosa  acompanha os passos desta Santa Casa, e divulga fatos a ela relacionados, pois trabalhou lá em duas oportunidades, quando seus serviços se tornaram necessários, eis que tinha muita experiência na área de estabelecimentos de saúde, adquirida no Hospital de Clinicas Nossa Senhora da Conceição, de Três Rios (RJ), na época considerado  como “Classe A”, no método usado na época pela Previdência Social para classificar os estabelecimentos de saúde que lhe prestavam serviços. Mais tarde veio a ser graduado como especialista em Administração Hospitalar, pela Faculdade de Ciências da Saúde, de São Paulo, mantida pela União Social Camiliana,  curso realizado de  fevereiro a outubro de 1982. Sua atuação na Santa Casa de Misericórdia de Vassouras  foi de 01/12/76 a 30/04/77 e de 01/07/77 a 10/08/77, exercendo a função de auxiliar  da Mesa Administrativa, e lotado no gabinete do Provedor, então Prof. Azuil Moreira Lasneau, do qual era Assessor Especial. Chegou-nos há algum tempo uma notícia: o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) fez o tombamento, em 1986, de um casarão construído entre 1848 e 1953, no centro de Vassouras, mais exatamente na Praça Barão de Campo Belo. Neste casarão funcionou o Asilo Barão do Amparo (lar para idosos), mantido pela Santa Casa de Misericórdia, e proprietária do imóvel que, em face de suas precárias condições (deixou de ser utilizado a partir de 2007), por maioria de seus mesários (membros da direção), foi autorizada a venda. Dr. Moysés recebe esta notícia com muita alegria, pois o prédio estava muito deteriorado, e com esta venda um valioso patrimônio histórico-cultural será preservado, já que o compromisso do adquirente é recuperá-lo, resguardando todas as características originais, eis que faz parte do conjunto arquitetônico que agrupa outros imóveis antigos igualmente tombados na mesma praça. As imagens abaixo, constavam do álbum da Secretaria da Santa Casa, que continha centenas de fotos antigas de patrimônios histórico-culturais, não apenas de Vassouras, mas também de outras cidades históricas da região. Dr. Moysés pretende fazer uma visita a este estabelecimento e se as imagens  ainda estiverem guardadas, as copiará para seus arquivos, a fim de usá-las em  futuras matérias. Dr. Moysés sempre fotografa, mas  na atualidade há muitos patrimônios que apesar de preservados sofreram alterações, com considerável distanciamento do original.

 

 

Depois de se graduar, Dr. Moysés foi convidado pelo Provedor Dr. José Tostes de Alvarenga Filho para ser o Administrador Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG), onde colaborou de  17/01/83  a 09/05/84, tendo, paralelamente, reorganizado   as locações de vários imóveis daquela Instituição. Dr. José Tostes era uma pessoa singular. Começou a trabalhar no antigo Banco de Crédito Real de Minas Gerais, como servidor, e esforçado e lutador e muito responsável,  e acabou chegando a Diretor do estabelecimento (informações colhidas lá na Santa Casa).

 

PASTOR DR. MOYSÉS BARBOSA FOI O SEGUNDO DUQUE A VISITAR A CIDADE DE RIO PRETO (MG)

 

 

 

 

 

 

 

 

2023: 07 DE SETEMBRO-DIA DA PÁTRIA: transcurso dos oito anos um acontecimento histórico na vida de Dr. Moysés. Sim, no dia 07/09/15, Pastor Dr. Moysés Barbosa, com esposa e filho,   visitou Rio Preto (Minas Gerais), cidade da chamada Zona da Mata, que não conhecia. Foi o segundo Duque a visitar este município! Só ouvira falar desta cidade, quando com a esposa cursou Direito de 1981 a 1985 (curso presencial de cinco anos) em Valença (RJ). Inclusive na turma alguns colegas eram de lá. Valença faz divisa com Rio Preto, que é definida pelo Rio do mesmo nome. Há ponte ligando os dois municípios, sendo que  no lado fluminense fica o Distrito valenciano de Parapeúna. Quando Pastor Dr. Moysés Barbosa chegou lá, foi reconhecido por rio-pretenses seguidores de sua página no Facebook e rapidamente a notícia correu: “Dr. Moysés, que é Duque, está aqui em Rio Preto!”. Não demorou muito,  algumas  pessoas começaram a se aglomerar onde ele estava (Praça Barão de Santa Clara) (*),  em sua esmagadora maioria adultos, muitos certamente familiarizados com títulos da nobiliarquia pois a cidade nas suas origens abrigou inúmeros titulados da época imperial, e sua história mostra que  o mais famoso deles,  Domingos Custódio Guimarães, Visconde do Rio Preto, (1802-1868), era dono de muitas fazendas de café e, também,  o mais rico do Império. Muitos pediram foto  e Dr. Moysés atendeu a todos. Na foto que se segue uma senhora relatou para Dr. Moysés que era um prazer muito grande recebê-lo e insistiu para que fosse até sua casa para um café, mas com horário apertado, agradeceu com toda a cortesia mas se comprometeu a voltar, assegurando que, neste retono à cidade,   não sairia de lá sem tomar o café. (**) na voz do povo é Praça da Matriz, nem todos sabem seu nome oficial.

 

 

ESTA SENHORA DISSE AO DR. MOYSES BARBOSA: “ALEGRA-NOS SUA PRESENÇA, SEGUNDO DUQUE A VISITAR NOSSA CIDADE, O PRIMEIRO FOI DUQUE DE CAXIAS”

 

 

 

 

AQUI O MONUMENTO COM AS INSCRIÇÕES, SEGUINDO-SE A AMPLIAÇÃO PARA QUE SEJAM MELHOR VISUALIZADAS

 

Observações (1): (*) A Igreja Matriz é em honra a Nosso Senhor dos Passos: um Patrimônio Histórico-Cultural do maior valor, pois  sua data oficial de fundação é de  14/07/1832, conforme nos informa a Arquidiocese de Juiz de Fora (MG).
Obs (1): (**) Em 2019, Dr. Moysés Barbosa foi nobilitado como Grão-Duque de Entre-Rios. Além de Pastor, Dr. Moysés é Advogado e Professor (cursos superiores) e ainda antigo escritor (desde 1959) e descende de nobres famílias de Portugal e da Itália. Estes títulos podem ser concedidos pelos descendentes da nobreza (que é “ad aeternum” = para toda a eternidade), mediante Cartas Patentes, devendo assiná-las, com o respectivo selo de nome e de armas, aquele que detiver a chefia da linhagem (casa real/imperial não reinante).
 Observações (2): quando Duque de Caxias passou por Rio Preto, ele ainda não tinha recebido o título de Duque, era Marquês, mas viria a ser, pois a própria inscrição, como se pode constatar, ao referenciá-lo diz “...futuro Duque Luiz Alves de Lima e Silva...”  Dr. Moysés Barbosa faz desta publicação uma homenagem ao Dr. João Lopes, seu colega de turma de 1985 no curso de Direito. Dr. João era de Rio Preto, funcionário dos Correios, aluno aplicado, se formou, preparou-se adequadamente, fez concurso público para a Magistratura, foi aprovado e até fevereiro de 2023 (quando se aposentou) foi Juiz de Direito no Estado de Minas Gerais. Deus o abençoe, capacite e o oriente sempre. Um bom exemplo de que nunca é demais estudar e caminhar em busca de seus objetivos, com firmeza e determinação.

 

PASTOR DR. MOYSÉS BARBOSA PRESTA HOMENAGEM ÀS FAMÍLIAS BAGGIO (NOME COM ORIGEM NA NOBREZA ITALIANA)

 

15/08/2023: Dr. Moysés Barbosa (também Pastor, Advogado e Escritor) é descendente de nobres famílias da Itália (Taranto e Paladino), do lado de sua genitora.  Nesta data presta sua homenagem aos descendentes de italianos que residem em nosso país, em especial em Três Rios (RJ), cidade onde foi criado. A todos enaltece pela inestimável colaboração que nos dão há tantos anos através de sua descendência. Para homenageá-los, Traz um resumo histórico do nobre cognome Baggio, que também como os seus, têm origem na Itália: Conforme nos mostram os registros mais antigos, o início da linhagem foi em torno de 1726.  Os primeiros Baggio chegaram ao Brasil na segunda metade Século XIX, procedentes da região nordeste da Itália, mais exatamente da cidade de Padova, e em nosso país se instalaram primeiramente no Estado de São Paulo, na parte intermediária da Região de Campinas, onde estão na atualidade vários municípios, entre os quais Limeira, Araras, Leme e Engenheiro Coelho (vide mapa). Da terra bandeirante muitos se deslocaram para Minas Gerais, sendo o cultivo do café a principal atividade. Famílias expressivas com inúmeros portadores de títulos de nobreza, e sempre ocupando posições importantes no seio da monarquia do país europeu (1143-1910). Em Três Rios temos o prazer de contar com a presença de inúmeros membros da Família Baggio. Dr. Moysés, para ilustrar o texto traz foto da Duquesa Eunice das Graças Baggio Belo Barbosa (*), sua esposa, bem como o Brasão de Armas dela (de uso geral, ou seja, de todos os Baggio, com dois g).

(*) A nobilitação da Duquesa foi concedida em 02/03/23, com Carta Patente assinada por Sua Alteza Príncipe Pasquale Iacomino (Itália).

 

 

Dr. Moysés Barbosa, desde 2019 é nobilitado como Grão-Duque de Entre-Rios com Carta Patente assinada por Sua Alteza Príncipe Raphael, Chefe de Casa Real (não reinante (*) de descendentes da nobreza lusitana. Na imagem acima está com o traje correspondente (de uso em momentos solenes), que admite comendas que tenham sido recebidas oficialmente. Eventualmente o usa  em eventos cívico-patrióticos ou de caráter militar, eis que é graduado da inatividade do Exército Brasileiro e titulado como Oficial da Ordem do Mérito Farmacêutico Militar. Antes Dr. Moysés Barbosa fora nobilitado como Conde de São Metódio, em Lisboa,  por Sua Alteza Príncipe Armando.

(*) O regime de Monarquia vigorou em Portugal entre 1143 e 1910. O Brasão do centro é o ducal e o outro é o dos Barbosas de uso geral, valendo notar que a moldura com ramos de louro, flor de lis e coroa é uma ornamentação, pois estes três elementos não fazem parte do escudo. Mas esta flor de lis está ligada à ancestralidade italiana de Dr. Moysés, da parte de sua genitora, pois figura juntamente com uma cruz, no Brasão do nobre cognome Paladino (este e Taranto são de nobre origem italiana).

 

 

O Brasão acima (dos arquivos pessoais deste literato decano), é muito antigo.  Era usado pelos Barbozas (aqui com grafia arcaica, não mais corrente na terra lusitana e também em outros países). Esta imagem refere-se ao Brasão nos primeiros Séculos da existência do nobre cognome,  possivelmente nos Séculos XVI ou XVII, quando eles  eram desenhados e pintados à mão. Este nobre apelido de família já ultrapassa nove Séculos, desde sua origem no reinado de D. Affonso Henriques, primeiro Rei de Portugal que reinou de 1128 a 1185.

 

 

Ao receber de Sua Alteza  Príncipe Rafael (esquerda) este título de Grão-Duque, com o axiônimo “Entre-Rios”, enviou mensagem de agradecimentos, em que  falou sobre esta distinção “complementar”, pois Dr. Moysés  foi criado em Três Rios (antiga  Vila de Entre-Rios, que pertencia a Parahyba do Sul (RJ) e certamente recebe também  como homenagem aos primórdios da terra que lhe serviu de berço (*) pois nela chegou, com apenas dois anos de idade, com seus pais vindos do então Distrito Federal. Vale notar que de há muito (13/12/1975) recebeu o título de CIDADÃO TRIRRIENSE, que lhe foi outorgado pela Câmara de Vereadores (seguem a lauda) e o registro do ato da entrega, aparecendo ao fundo o então ereador Adelino Monteiro Dias, autor da proposição.
(*) Nos primórdios da Vila e Entre-Rios dentre os benfeitores havia muitos nobres, Condessa do Rio Novo, Visconde de Entre-Rios, Barão do Rio Branco...

 

 

IGREJA MATRIZ (SANTA TERESA D’AVILA) DE RIO DAS FLORES (RJ) EM 2023 TRANSCORRE A MARCA DOS SEUS 172 ANOS

 

11/AGOSTO/2023: Pastor Dr. Moysés esteve na cidade de Rio das Flores (Vale do Café) em 26/09/2015. Neste ano de 2023, a Igreja Matriz daquela cidade, que se situa na Praça Presidente Manuel Duarte,  completa 172 anos, eis que a primeira capela foi erguida em 1851 (data que estamos considerando para a “idade”), e o lugar onde estava passou a ter o nome da capela ao ser elevado a Vila em 17/03/1890 (data da fundação): Vila de Santa Teresa. Em 27/12/1929 emancipou-se de Valença, com o mesmo nome, que foi mudado para Rio das Flores em 1943. Esta primeira capela, por estar sem condições de uso, foi posta abaixo, reerguida em 1877, com mudança de lugar. Em decorrência de um incêndio ocorrido em 1896, que destruiu telhado, altar-mor e imagem da padroeira. Foi totalmente recuperada, mas seu estilo neogótico foi mantido. Para preservar este valioso patrimônio histórico-cultural (sabe-se que Santos Dumont foi batizado nela em 1877), e tal fato motivou a instalação de um monumento a este que é o Pai da Aviação, no pátio frontal da Igreja. Em 2012 novos consertos foram feitos para que o templo permaneça íntegro. Pastor Dr. Moysés Barbosa visitou este conjunto histórico e percorreu vários pontos deste aprazível município fluminense para apreciá-los, entre os quais a Fazenda União (restaurada da época imperial, com preservação de sua originalidade). Os dados referentes à Igreja foram colhidos na Diocese de Valença, com a qual Pr. Dr. Moysés (que tem formação em administração de estabelecimentos de saúde), colaborou gerindo o Hospital José Fonseca, da Santa Casa, na época à ela vinculada. Para o exercício deste comissionamento o convite lhe foi feito pelo Reverendo Padre Pedro Higino Dias Diniz (de saudosa memória), que era o Administrador Apostólico da Diocese, eis que a mesma estava vacante.

Segue a placa afixada junto da Igreja.

 

 

PASTOR DR. MOYSÉS RECEBEU ELEVADA COMENDA EM SÃO PAULO

15/DEZEMBRO/2008: Nesta data Pastor Dr. Moysés Barbosa manifestou agradecimentos a Deus por uma grande homenagem que lhe foi concedida em São Paulo, pelo CICESP-Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo, e que lhe foi entregue  no Clube de Engenharia (Rio de Janeiro). Título de Comendador da Ordem JK acompanhado da Comenda Jóia de JK. Colocou a condecoração em Dr. Moysés o Comendador Alberto Coutinho. O Culto de Ação de Graças foi no templo da Primeira Igreja Batista de Três Rios, liderada pelo Pastor Jeferson Assis da Silva, que dirigiu o momento solene. Pastor Moysés foi efusivamente cumprimentado pelos colegas Pastores presentes.

 

 

 

 

 

28/05/21: DIA DE JÚBILO PARA DUAS FAMÍLIAS! E TAMBÉM PARA MUITOS AMIGOS E SEGUIDORES.

 

 

 

 

Millene, filha de Dr. Moysés Barbosa e de sua saudosa esposa Dra.  Ivanir (*), uniu-se em matrimônio com José Carvalho Junior, no Cartório do Registro Civil de Comendador Levy Gasparian (RJ), com observância das medidas necessárias face a pandemia: presença apenas do casal e das testemunhas indispensáveis e das escrivães para o registro e expedição da certidão de casamento. Dr. Moysés roga ao Senhor que os abençoe rica e poderosamente, no santo nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

(*) Para o visitante que não saiba, Dra. Ivanir, advogada, faleceu em 14/10/20, quando completava 48 anos de casamento com Dr. Moysés. O casamento religioso foi realizado alguns dias depois, na praia,  em Arraial do Cabo, só com o casal, o celebrante, Pastor Paulo (Igreja Metodista), e o fotógrafo à distância, pelo mesmo motivo imposto pela pandemia.

 

 

 

 

NOTÍCIAS ANTERIORES
PREVIOUS NEWS

PRIMEIRA PREMIAÇÃO DE DR. MOYSÉS BARBOSA NA LITERATURA
DISTINÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL COMPLETARÁ MEIO SÉCULO!

26/JULHO/2023: PRESENÇA DE DR. MOYSÉS BARBOSA NA EXPOSIÇÃO ROBERTO MARINHO!
SAIU DA IMPORTANTE MOSTRA COMO SE TIVESSE RECEBIDO DIPLOMA DE DOUTORADO.

21/AGOSTO/2023: PASTOR DR. MOYSÉS BARBOSA ESTÁ ÀS VÉSPERAS DOS 60 ANOS DE BATISMO
DESCEU ÀS ÁGUAS EM MINISTRAÇÃO DO SAUDOSO PASTOR ITAMAR FRANCISCO DE SOUZA (*)

14/10/2020: FALECIMENTO DE DRA. IVANIR MARIA BELISÁRIO BARBOSA ADVOGADA
DOM MOYSÉS BARBOSA E FAMÍLIA AGRADECEM AS MUITAS MANIFESTAÇÕES DE PESAR E SOLIDARIEDADE

HOMENAGEM "IN MEMORIAM" - PASTOR IOMAEL SANT'ANNA
FALECEU EM 10 DE SETEMBRO DE 2019 AOS 80 ANOS DE IDADE

CELEBRAÇÃO DE DUAS DATAS MUITO IMPORTANTES DO MÊS DE AGOSTO
DIA NACIONAL DA SAÚDE E DIA NACIONAL DO COMBATE AO COLESTEROL

IGREJA BATISTA DOS PILÕES, EM TRÊS RIOS, JÁ INSTALOU SEU SEMINÁRIO BATISTA (SEBAP)

ANTOLOGIA LOGOS DA FENIX – EDIÇÃO EXTRAORDINÁRIA DE MARÇO/2018 (MULHERES PELA PAZ)
DOM MOYSÉS BARBOSA PARTICIPA COM UMA COMPOSIÇÃO QUE SEGUE ABAIXO (CÓPIA DA PUBLICAÇÃO ORIGINAL)

MORADA DO SOL E PALMITAL, EM TRÊS RIOS, JÁ CONTAM COM MODERNA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
NOME DADO À NOVA UBS HOMENAGEIA UM SAUDOSO BENEMÉRITO DE VILA ISABEL: HÉLIO FUMAÇA

DOM MOYSÉS BARBOSA ESTÁ EM PUBLICAÇÃO ESPECIAL DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES E ARTISTAS
PARTICIPANTES DA ANTOLOGIA “FAROL LITERÁRIO” LANÇADA PELA ACLAC – ACADEMIA CABISTA DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS

VER TODAS AS NOTÍCIAS
SEE ALL NEWS

 

CLIQUE AQUI E VISITE MATÉRIAS MAIS ACESSADAS